29.7.06

 

IDEIAS PARA UM CERAMISTA ECOLOGICAMENTE CORRECTO


Todos sabemos que numa oficina de cerâmica são utilizados produtos tóxicos e potencialmente poluentes do ambiente quando tornados resíduos e despejados. Irão poluir o ambiente se não tomarmos algumas medidas.

1º) Instale por debaixo do lavatório/tanque do atelier uma caixa de decantação. Pode ser uma simples caixa d'água de 50 litros, onde a água da lavagem deverá ser decantada antes de escorrer pelo cano do esgoto.






2º) Caso o seu tanque de lavagem não permita esse tipo de improvisação, pode usar um processo ainda mais rudimentar. Pegue num cano do tamanho exacto da saída do ralo do lavatório/ tanque de lavagem com um comprimento cerca de 10 cm e coloque-o no ralo, de forma que uns 7cm fiquem de fora. Assim a água não conseguirá escoar totalmente e criará o efeito do decantador.


3º) Acha isso tudo muito complicado? Isso não é desculpa! Mas se não se ajeitou com nenhuma das soluções anteriores, aqui está a mais simples de todas. Mantenha um balde de uns vinte litros com água sobre uma bancada ou próximo do lavatório/tanque. A partir de então, só lave os pincéis ou raspe o esmalte de peças nesse balde. Qualquer resíduo de esmalte deve ser deitado no balde.

4º) E quanto ao que fazer com os resíduos que foram salvos de contaminar os oceanos?

I - Se estiver a usar os processos descritos nas soluções 1º e 2º, provavelmente os metais pesados estarão misturados com argila. Assim, quando for limpar a caixa ou a pia, deverá colocar esse lodo junto da barbotina para reciclar. Assim, os metais pesados serão incorporados à massa das nossas peças futuras.

II - Se estiver a usar a 3ª ideia então pode recolher esse material e juntar ao balde de misturas ou "lixo" de esmalte.
Em ambas as formas os metais pesados não irão contaminar os esgotos e os oceanos.

Colaboração do Professor Tito Tortori, ceramista com atelier no Rio de Janeiro-RJ.

Comments:
Cara Teresa Freitas

Este artigo parece-nos de especial importância e gostaríamos de o transcrever para o nosso "Encontros Internacionais de Ceramistas em Boassas". Será possível?...
Entretanto adicionámos o "Terras de Argila" ao nosso rol de "Locais a Visitar". (Estarei enganado ou há uma ligação muito próxima ao João Soares do "BioTerra"?...)
Até breve, muito obrigado e felicidades
A direcção da APOBO
Manuel da Cerveira Pinto
 
Caríssima ceramista Teresa Freitas fiquei muito feliz de encontrar um artigo meu em seu blog. Gostaria apenas de pedir que fosse registrado o meu e-mail (titotortori@yahoo.com.br)para que outros ceramistas possam entrar em contato comigo, ok?
Atenciosamente.
Tito Tortori
 
Para deixar um afetuoso abraço e agradecimento a um Espaço Espetacular.
Lêda Maira
 
Cara Teresa Freitas,
foi com muito agrado que descobri este Blog. Reparei que tem o meu nome na lista de ceramistas.O seu Blog será desde agora um lugar de visita obrigatória.

Felicidades e muitos parabens pelo blog
Mário Reis
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?