26.7.06

 

Júlia Ramalho-50 anos de magia na cerâmica


“ A sua louça é tão bonita que apetece comê-la. Parece caramelo!”
Assim comentava as peças de Júlia Ramalho um cliente numa feira de artesanato.

Júlia Ramalho, reconhecida artesã do figurado de Barcelos, é uma das mais importantes ceramistas portuguesas e uma referência do artesanato, em Portugal e no estrangeiro. Faz agora 50 anos de carreira.

Neta da conceituada Rosa Ramalho, que falava assim de Júlia “tenho muitos netos, mas esta é que vai ser artista”. A família vivia toda junta em Galegos S. Martinho onde seu pai modelador e oleiro de profissão, possuía uma fábrica de barro. Atraída pela magia da cerâmica, Júlia vai para todo o lado com a avó.
Cresce num ambiente artístico povoado de criações e mitos regionais que começa a traduzir cedo nas suas obras, nas quais se reflectem a sua visão metafórica e hiperbólica do que a rodeia. Gosta da criação livre, através do barro passa para a posteridade cenas da vida rural, profissões, episódios familiares, figuras religiosas e mitológicas .As suas peças modeladas em barro branco (faiança), têm habitualmente um acabamento vidrado de cor castanho/mel, técnica característica do seu trabalho.

“ Gosta do que faz e traz sempre consigo uma intensidade emocional e uma garra de matriarca”diz da personalidade de sua mãe, Teresa Ramalho.

A quem a quiser ouvir, Júlia costuma dizer, que mal abriu os olhos deu de caras com o barro. Por isso tal como a avó Júlia só admite um cenário: criar, criar e inventar sempre novas peças de cerâmica “cor-de-caramelo”.

Outras leituras
Revista Pública nº 529 de 23 de Julho de 2006
Consultar ainda o vídeo
O figurado de galegos
de Angélica Lima Cruz, 2000.Edições CRAT


Comments:
Vale bem a pena "viajar" pela criação de J.Ramalho.
E pela Liberdade, que a Criação permite.


Gostei imenso.



***maat
 
Obrigada, Maat.
E a criação implica também uma enorme Paixão pelo que se faz!

Parabéns tambem pelo teu belo blog!
Abraço caloroso
Teresa
 
O João passou no Lâmina e me deixou teu enderço. Vim agradecer a indicação dele e dizer que também trabalho com cerâmica em esculturas e que voltarei mais vezes e com mais tempo para ler e ver tudo que há e aprender.

Aproveito para desejar uma boa sexta feira e um lindo final de semana!!!

Beijinhos,

Cris
 
Olá, eu também vim pela indicação do João, gostei muito de conhecer este sítio. Tive há uns anos duas experiências inesquecíveis de trabalhar com o barro em cursos promovidos por pessoas ligadas à antroposofia. Infelizmente foram as únicas mas deu para sentir um pouco de magia.

Beijos
 
Bom dia!
Parabéns pelo Blog!
Verificamos que o link de ligação ao Museu de Olaria não está correcto. Caso seja possível, agradecemos que altere. O site oficial é: www.museuolaria.org
Obrigada
 
Eu tive este blogue com os meus alunos, até me ter sido impossibilitado a continuação deste trabalho, por falta de ligação à internet. Apenas no final do ano é que o assunto foi solucionado.Como nós lamentamos (eu e alunos) esta interrupção!
 
tenho uma coleção de peças da julia ramalho e adoro,continue porque a sua arte não tem limite silverio coelho
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?