19.2.07

 

Livro: Cerâmica Artística



Este livro foi-me oferecido por uma amiga. Proponho-me agora apresentá-lo e recomendá-lo. É um livro que oferece uma vasta informação técnica para trabalhar a cerâmica: os materiais e os utensílios para modelar (amassamento , torno, moldes, etc.) , para decorar as peças (engobe, vidrado, etc.) e os segredos da cozedura a baixa temperatura e a alta temperatura. O texto é complementado com exercícios , ilustrados passo a passo, que resumem de uma maneira prática o exposto nos capítulos anteriores. O livro é acompanhado por uma interessante galeria de obras que ilustram as infinitas possibilidades artísticas da cerâmica.

A autora deste livro Maria Dolors Ros i Frigola (1947) é uma grande ceramista que concilia a sua faceta criadora com uma intensa dedicação ao ensino da cerâmica. Licenciada em Artes aplicadas pela Escola Massana de Barcelona na especialidade de Cerâmica, cria , a partir de 1972 , o seu próprio estilo pedagógico e organiza inúmeros cursos de Verão.
Em 1992, com a ajuda da Generalitat de Catalunya, inaugura as instalaçõesde um centro especializado em Artes Aplicadas : a Escola de Cerâmica de La Bisbal, que dirige desde então. Os seus esforços dirigem-se no sentido de elevar o nível do ensino da cerâmica e por isso coopera com várias entidades públicas e privadas. Todo este esforço culminou com a organização de um Master europeu de escultura cerâmica superior da Europa, bem como na promoção e na criação de uma série de empresas artesanais de cerâmica e de uma biblioteca dotada dos meios técnicos mais modernos , em Forallac ( Girona, Espanha), perto de La Bisbal, cidade de reconhecida actividade ceramista.

Comments:
Un saludo desde España y enhorabuena por tu blog. Tenemos la cerámica en común...
un abrazo
fernando
 
Hola Teresa, he visto tu blog, me parece muy interesante, me encanta la cerámica tradicional y la contemporánea.
Un saludo.
 
Ola, tenho este livro e realmente e muito bom. E muito facil de comprar na internet., a entrega e muito rapida.

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?